Em 2020, a pandemia chegou e, junto a ela, o Brasil registrou uma onda de adoções de cachorros e gatos. Mas isso não durou muito tempo: depois de mais de um ano, a crise econômica e sanitária continuou e o abandono de animais, infelizmente, aumentou e bateu recorde – chegando a 70%. Também é importante destacar que cães de pelo curto e preto, sem raça definida, são os mais abandonados.
Segundo a Folha de São Paulo, esse levantamento foi feito entre 530 abrigos e protetores.
Afinal, quais são os motivos para o abandono de animais nesse período?

Os motivos para o abandono de animais na pandemia são os mais diversos: desemprego, fim do auxílio emergencial, a necessidade de sair para trabalhar, mudanças de casa ou, até mesmo, medo dos pets transmitirem a Covid-19 (o que não pode acontecer)
Os maus tratos

Além do abandono, segundo dados da SaferNet Brasil, durante a pandemia houve um aumento exponencial dos conteúdos na internet que demonstram ou incitam maus tratos aos animais.
Além disso, entre 15 de março e 30 de junho de 2020, a organização registrou 482% de denúncias a mais, se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Mas, então, o que fazer?

Antes de qualquer coisa, é importante ter paciência com o seu animal. Mas, quando alguém opta pelo abandono de animais, não há muito o que fazer.
Se a decisão está realmente tomada, a nossa orientação é que aposte na divulgação e nas redes sociais para tentar encontrar um dono que possa cuidar do animal.
Muitas vezes, as pessoas entram em contato com ONGs, mas nem sempre há disponibilidade e espaço para esses pets.
E vale lembrar: abandono de animais é crime, previsto por lei.
E as adoções… Continuam?

Sim, ainda existem pessoas querendo adotar – mas a quantidade é pequena se comparada ao abandono de animais.
A notícia boa é que as ONGs e os protetores estão se esforçando cada vez mais para ajudar os animais em situação vulnerável.
Se você é de São Carlos – SP e quer conhecer o trabalho de alguma organização, visite o Instagram e o Facebook do Santuário Luz dos Bichos e fique por dentro de todas as novidades.
Comentários