Enriquecimento ambiental: o que é e qual sua importância

Os cães, há centenas de anos atrás, viviam aventuras todos os dias para garantir sua sobrevivência: precisavam buscar alimentos, água e lugares seguros para permanecer; correr de predadores e grandes ameaças; além de marcar território, disputar parceiros para a reprodução e muito mais. Isso, na verdade, tem tudo a ver com enriquecimento ambiental e você já vai entender o por quê.

A domesticação dos cães

Domesticação dos pets

Hoje, os peludinhos são domesticados – convivendo diariamente com pessoas, que oferecem tudo que eles precisam.

Mesmo sem ter que lutar pela sua sobrevivência, os cachorros ainda possuem seus instintos naturais e, por isso, precisam de atividades ou estímulos diários – seja em uma casa, um apartamento ou um sítio.

Isso quer dizer que, se o seu peludo não se exercitar e ficar entediado, ele pode desenvolver alguns problemas, como:

Para evitar tudo isso e ainda manter seu patudo feliz e saudável, não há nada melhor que o enriquecimento ambiental!

Mas o que é enriquecimento ambiental?

Enriquecimento ambiental é a prática de deixar o ambiente onde o seu cachorro está ainda mais divertido, desafiador e atrativo. É assim que ele vai interagir com o espaço de forma lúdica e positiva, além de ficar entretido e estimular suas qualidades.

É importante lembrar que o enriquecimento ambiental não funciona sem estímulos, recompensa ou diversão. Ou seja, não basta deixar uma bolinha com o seu peludo enquanto você sai para trabalhar.

Bora enriquecer?

A ideia aqui é investir em brinquedos inteligentes e brincadeiras – para seu patudo interagir ainda mais com você e não ficar entediado!

Então aqui vão algumas dicas:

1. Que tal petiscos?

Enriquecimento ambiental com petiscos

Você pode esconder petiscos pela casa – mas não deixe a brincadeira muito fácil!

Para estimular o olfato do seu cachorro, é importante usar as guloseimas que possuem um cheiro mais forte, ok?

A recompensa será o petisco e, quando seu peludinho achá-lo, ele vai entender isso.

2. Já pensou em usar brinquedos inteligentes?

Enriquecimento ambiental com brinquedos
Foto: Reprodução/Kong Company

É hora de rechear os brinquedos!

É isso mesmo – a maioria deles é recheável. Então você adiciona petiscos, ração e frutas ao brinquedo e oferece ao seu cachorro.

Ele vai se distrair por horas tentando caçar a comida – e o resultado não será diferente disso!

Se você preferir fazer esse tipo de brinquedo em casa, é super fácil. Olha só:

Vídeo: Reprodução/Happy Doggo

3. Só não pode esquecer dos passeios!

Enriquecimento ambiental com passeios

Passear é extremamente importante para qualquer peludinho. Então, dê uma volta com o seu patudo por, no mínimo, uma hora. Ele vai gastar muita energia e, além de tudo, vai ficar feliz!

E aí, será que o enriquecimento ambiental vai dar um jeito na bagunça do seu peludo?

Se você tiver mais alguma dica, compartilha com a gente!